Erro 404: Faltam Mulheres no Mercado Tech - iTalents

Erro 404: Faltam Mulheres no Mercado Tech

Compartilhe

18 de abril, 2023

Ao longo dos séculos as mulheres têm enfrentado diversas lutas para garantir seus espaços na sociedade.

No setor tecnológico não é diferente. Apesar da tecnologia ter diversas figuras femininas por trás da sua origem e de seus avanços, por exemplo:

Ada Lovelace foi a primeira programadora da história, deu origem ao algoritmo dos computadores modernos. 

Fonte: Programaria 

 

Hedy Lamarr, desenvolveu um aparelho de frequência, na época com objetivo de auxiliar os países aliados na guerra contra o nazismo, e que tornou-se a base para a tecnologia utilizada em conexões Wi-Fi e CDMA (utilizado em dispositivos mobile). 

 

 

Susan Kare, criadora das interfaces gráficas e dos ícones do sistema operacional do Apple Macintosh, que lançaram as bases da linguagem visual utilizadas por diversos sistemas operacionais e programas até os dias atuais.  

Fonte: Eslogan Magazine
 

Ou seja, tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano, como Wi-Fi, celulares e softwares existem graças às mentes inventivas de mulheres. 

Uma pesquisa realizada pela Revelo em 2020 constatou que cerca de 18% das pessoas profissionais de tecnologia no Brasil são mulheres. Logo, apesar desse número crescer cada vez mais, a caminhada para alcançar igualdade de gênero na área ainda é longa. E quando falamos em cargos de liderança, esse número chega a ser ainda mais baixo, apenas 12% de mulheres, segundo o estudo Mapa das Mulheres na Liderança, realizado em 2021 (Fonte: Page Executive e Valor Econômico). 

 

Fonte: Estadão

Fonte: Estadão 

 

Sabendo da importância desse protagonismo e com objetivo de tornar o cenário tecnológico cada vez mais igualitário, a iTalents dedicou o lançamento do curso livre e gratuito Fundamentos de User Experience, em Março de 2023, para o público feminino. Assim, a pauta é mais visibilizada e oportunidades reais são oferecidas para as mulheres no mês que as homenageiam internacionalmente. 

 

Por que o curso de Fundamentos de UX?

 

Primeiramente, contextualizando um pouco sobre o que é o curso: a pessoa aluna aprenderá os Fundamentos do UX Design, que são os pilares essenciais para o desenvolvimento de produtos digitais centrados na pessoa usuária. Além de explorar temas como a pesquisa de usuário, que é a base para entender as necessidades e comportamentos das pessoas; e o Design Thinking, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas complexos de maneira efetiva.  

Ao final do curso, será capaz de criar soluções digitais que proporcionam experiências excepcionais às pessoas usuárias, aumentando a satisfação, engajamento e fidelidade, tendo uma base sólida para aplicar os fundamentos de UX Design em seus próprios projetos.

Design UX (User Experience) costuma ser um pontapé inicial para diversas pessoas que se interessam pelo mundo tech. E a área de UX/UI é a que apresenta maior equilíbrio de gênero no Brasil, com 41% de profissionais sendo mulheres (Fonte: estudo Mulheres na Tecnologia 2020, Revelo). A mesma pesquisa também aponta que em 2019 e 2020 houve um aumento de 50% na contratação de mulheres para cargos de UX/UI em tecnologia no país. 

 

 

Impacto da campanha 

 

A campanha foi destaque em diversos portais, como Gazeta do Povo e IT Forum, divulgando a iniciativa e ampliando o alcance da oportunidade das vagas dedicadas às mulheres. E mais do que só falar sobre, compartilhamos dados reais resultado dessa ação:

Durante o mês campanha obtivemos um total de 594 pessoas inscritas no curso, sendo 94% mulheres.

   

 

 

Mulheres Incríveis da iTalents 

 

E com grande orgulho homenageamos todas as mulheres incríveis que fizeram e fazem parte da história da iTalents. Naiara, especialista em neurociência que foi ex aluna e se aventurou no mundo da tecnologia através do curso de UX; Patrícia, atualmente Estagiária Educacional na iTalents, que decidiu abraçar a tecnologia no auge dos seus 39 anos; Alessandra, Coordenadora de Marketing responsável por tocar a equipe por trás das estratégias; Natasha, designer que concebe as nossas criações; e Maria Eduarda, Coordenadora Técnica Educacional e Professora que tanto inspira e motiva milhares de alunas a continuarem a sua jornada tech. Estas mulheres inspiradoras ultrapassam barreiras e contribuem para o crescimento de um mercado tecnológico mais igualitário. Nós deixamos aqui nossa homenagem a todas elas, clique e confira. 

 

“É muito difícil a gente sair da zona de conforto. Começar algo completamente novo e diferente de tudo que eu já estudei, que eu já vivi. Eu sempre via as questões tecnológicas como algo distante, pra pessoas jovens e adolescentes ultra conectados, homens com habilidade de abrir máquinas, desvendar o universo de tela preta e comandos totalmente desconexos pra mim. Tive essa crença limitante. Eu jamais pensaria que a tecnologia seria algo palpável, que podia ser próxima ou que eu poderia aprender sobre isso. Mas eu descobri o universo tecnológico por uma mulher. Felizmente ela se tornou uma grande amiga e me mostrou que isso é possível. Eu tenho hoje 39 anos e estou em processo de transição profissional há um ano. O que eu posso dizer é que não é fácil, eu me cobro muito, mas acredito que é possível. E o que eu posso ver hoje e contar é que o universo tecnológico não tem barreira, não tem limitação, não tem gênero, não tem idade. É um campo tão amplo, tão rico que consegue abraçar todos que querem descobrir novas possibilidades profissionais e pessoais.”

– Patrícia Machado, Estagiária Educacional da iTalents.

 

O curso livre de Fundamentos de UX é uma oportunidade única para introduzir mulheres ao universo tecnológico em um curto prazo de tempo, oferecendo a chance de um primeiro contato com qualidade no aprendizado e conhecimentos suficientes para a aluna traçar os seus próximos passos a fim de aprofundar os seus estudos, seja em UX ou em áreas correspondentes.

A caminhada ainda é longa, mas unindo força e comprometimento conseguiremos alcançar a igualdade de gênero no setor tecnológico e em outros diversos que ainda carecem de mais protagonismo feminino.

Você pode fazer parte desse movimento sendo uma marca empregadora promovendo cursos da iTalents para o seu time interno ou sendo uma empresa parceira patrocinadora de campanhas como essa. Quer saber como? Clique aqui e entre em contato conosco. 

“A conquista da igualdade de gênero requer a participação de mulheres e homens, meninas e meninos. É responsabilidade de todos.” – Ban Ki-moon 

QUER
SABER MAIS?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!